Sistema GFIL Atualização 10.17.2

Principais mudanças da Atualização do Sistema GFIL versão 10.17.2

Muita atenção: Não atualize antes de ler todo o procedimento.

Esta atualização 10.17.2 do Sistema GFIL traz uma mudança muito importante. Além da mudança de versão, também precisará ser feita a atualização da versão do gerenciador de banco de dados de Firebird 2.5 para Firebird 4.0. Esta atualização não pode ser feita através do botão que tem dentro do sistema.
É altamente recomendável que você contrate os serviços de uma revenda para auxiliar nesta atualização. Sim, é possível que você mesmo faça a atualização, assim como sempre foi nas centenas de atualizações que já foram disponibilizadas do GFIL ao longo dos anos. Contudo, esta atualização requer uma atenção e cuidados muito maiores e com conhecimento técnico. Por isso recomendamos uma revenda.

Atualização Sistema GFIL 10.17.2

Tutorial de como atualizar o Sistema GFIL para versão 10.17.2

Este tutorial visa detalhar todo passo a passo para instalação do novo Firebird, versão 4.0.2, que será utilizado pelo GFIL a partir da versão 10.17.1, bem como atualizar seu GFIL para a versão atualizada -> 10.17.2.
Obs.: o vídeo foi gravado logo no início da disponibilização da versão beta (10.17.1). Por isso, alguns pequenos detalhes no vídeo podem não corresponder exatamente como as telas estão agora, mas não muda nada nos procedimentos.

Recomendamos que você solicite um suporte técnico de uma revenda GFIL credenciada para executar este processo de migração. É possível executar os passos sem maiores problemas, mesmo você não sendo um “expert” em TI, mas precisa ter conhecimento básico na área e seguir rigorosamente todo o passo a passo. Tanto este artigo, como o vídeo (link abaixo) trazem todos os detalhes e informações necessárias para uma transição tranquila de Firebird 2.5 para 4.0. Contudo, são procedimentos importantes e que envolvem diretamente sua base de dados com todos os seus dados. Por isso, reforçamos a orientação: solicite auxílio de uma revenda.

Responsabilidade por perda de dados ou inoperância do sistema


Lembrando ainda que o desenvolvedor GFIL não disponibiliza nenhum tipo de serviço de suporte. Este manual e mais o vídeo trazem tudo o que você necessita de informação e orientação para execução do processo.

É importantíssimo que você usuário GFIL esteja ciente de que todo procedimento é de inteira responsabilidade do executor dos serviços, não cabendo nenhuma responsabilidade ao desenvolvedor por possível perda de dados ou inoperância do sistema.
Salientamos que se os passos forem executados corretamente por pessoa com conhecimento técnico básico em TI, não haverá nenhum problema e, ainda se houver, será facilmente solucionável com as cópias de segurança do banco de dados que foram feitas, conforme será detalhado/orientado abaixo.

Como atualizar o Sistema GFIL para versão 10.17.2

Muito bem, vamos aos passos:

  1. Analise todo este artigo e também assista todo o vídeo abaixo, antes de executar qualquer. passo. Não haverá nenhuma possibilidade de voltar ao Firebird 2.5 após iniciado o processo de migração;
  2. Atencão: Verifique se seu Windows é 64 bits. Nas informações de seu computador/Windows, ele mostra essa informação. Mas você também poderá verificar esse dado na tela de login do GFIL, na parte superior onde mostra a versão do Windows. Se seu Windows não for 64 bits, precisará primeiro providenciar a atualização do seu Windows;
  3. Atenção: Confirme se seu GFIL está atualizado na versão 10.16.12. Caso não esteja, providencie primeiro a atualização.
  4. O link para baixar a atualização 10.16.12 você encontra logo abaixo.
  5. Faça um backup pelo sistema e guarde os arquivos em local seguro. Também faça uma cópia da pasta \Dados e guarde-a até que tudo esteja atualizado e funcionando 100% no sistema;
  6. Se tudo for feito seguindo as orientações, o programa migrador fará todo o processo. Você precisará apenas clicar em “Proseguir” nas telas. Será desinstalado o Firebird 2.5 e depois instalado o Firebird 4.0. Analise se você não tem algum outro sistema que utilize o Firebird e, se esse outro programa, rodará com Firebird 4.0. Se for o caso, consulte o fornecedor desse outro sistema;
  7. Baixe o migrador (link abaixo) e execute-o. Aí é só seguir o fluxo das telas;
  8. Todo processo de migração deverá ser feito exclusivamente no servidor e nenhuma máquina poderá estar com o GFIL aberto;
  9. Depois de tudo migrado, acesse o GFIL e veja se tudo está funcionando corretamente. Em seguida, faça o download da atualização (link abaixo) e execute-o em todas as máquinas da rede onde você utiliza o GFIL.

Links



Caso tenha dificuldades para realizar a atualização conforme as orientações descritas acima, clique aqui e entre em contato para contratar nosso suporte avulso através de  acesso remoto.