Sistema para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor ( NFC-e ) em São Paulo

A emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica ( NFC-e ) em São Paulo passou por importantes atualizações, simplificando o processo para os varejistas do estado, O equipamento SAT ( Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ), que antes era uma exigência, está em fase de descontinuação, com a NFC-e se consolidando como padrão exclusivo para vendas ao consumidor final. 

Requisitos Essencias para Emissão de Nota de Consumidor (NFC-e) em São Paulo

 Para iniciar a emissão de Nota Eletrônica de Consumidor ( NFC-e ) em São Paulo, o contribuinte precisa atender aos seguintes pré-requisitos:

  1.  Acesso a Internet: A comunicação com a Secretaria da Fazenda e Planejamento ( Sefaz-SP ) é realizada em tempo real;
  2. CNPJ Ativo e Inscrição Estadual Regular: A situação cadastral da empresa deve estar em dia junto aos órgãos competentes;
  3. Certificado Digital: É obrigatório o uso de um certificado digital no padrão ICP-Brasil, modelos A1 ou A3, para garantir a autenticidade e a validação jurídica das transações. Consulte seu contador para obter informações de como adquirir o certificado.
  4. Sistema para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor ( NFC-e ) : O contribuinte deverá contratar ou utilizar um sistema para emissão de NFC-e. Não há necessidade de homologação do sistema pela Sefaz-PR.
  5. Código de Segurança do Contribuinte ( CSC ): Trata-se de um token alfanumérico, de conhecimento exclusivo do contribuinte e da Sefaz-SP, utilizado para garantir a autenticidade do DANFE NNFC-e. Esse código deve ser cadastrado no sistema emissor de NFC-e que será utilizado. Consulte seu contador para obter informações de como adquirir o código CSC.

É importante ressaltar que, com as recentes mudanças na legislação ( Portaria SRE nº 79/2024 ), não é mais necessário possuir o equipamento SAT ativo para se credenciar e emitir a NFC-e. O estado de  São Paulo está em um período de transição, e a partir de 1º de janeiro de 2026. a NFC-e será o único documento discal eletrônico permitido para as operações de venda a consumidor final;

Passo a Passo para Emitir Nota de Consumidor ( NFC-e ) em São Paulo

 O processo para habilitar e começar a emitir NFC-e em São Paulo por ser divididos nas seguintes etapas:

1 – Credenciamento na SEFAZ-SP

O primeiro passo é solicitar o credenciamento para emissão de NFC-e. Este procedimento é realizado online, no portal da Secretária da Fazenda de São Paulo.

  • Acesse o site da NFC-e da SEFAZ-SP;
  • No menu, localize opção Credenciamento;
  • O Acesso à área de credenciamento exigirá o uso do Certificado Digital;
  • Preenche o formulário com os dados solicitados e confirme a solicitação.

2 . Geração do Código de Segurança ( CSC )

Após o credenciamento, é indispensável gerar o CSC e o respectivo Identificador do CSC (idToken).

  • Ainda no portal da NFC-e da Sefaz-SP, acesse a opção ” Gerenciar Cód. Segurança”;
  • Utilize o certificado digital para acessar a área;
  • Solicite a geração de um novo código. o sistema fornecerá um CSC e um idToken;
  • Guarde esses códigos, pois eles serão necessários para configurar o sistema de emissão de NFC-e.

3 . Configuração do Sistema de Emissão de Notas de Consumidor ( NFC-e )

Com o credenciamento realizado e s código CSC em mãos, o próximo passo e configurar o programa para emissão de notas

  • Instale e acesse o Sistema de Emissão de Notas de Consumidor GFIL
  • Nas configurações do programa, insira os dados da empresa e, principalmente, o idTpken e o CSC obtidos no portal da Sefaz-SP;
  • Realize os testes de emissão em amboente de homologação ( testes ), isso garante que tudo está configurado corretamente antes de iniciar as vendas reais.

4. Emissão da NFC-e

Com o Sistema de Emissão de Notas GFIL configurado sua empresa está apta a emitir NFC-e para seus clientes. O processo, de forma geral, consiste em:

  • Registrar os produtos da venda no sistema;
  • Finalizar a venda e escolher a forma de pagamento;
  • O sistema irá gerar os arquivos XML da NFC-e, assiná-los digitalmente com o seu certificado e transmiti-lo para Sefaz-SP;
  • Após a autorização, que ocorre em segundo, o sistema vai imprimir automaticamente o DANFE NFC-e em uma impresso não-fiscal. 

O DANFE NFC-e é a representação simplificada da nota e deve ser entregue ao consumidor. Ele contém a chave de acesso é um QR Code, que permite a consulta da validade do documento fiscal e também substituí o cupom fiscal emitido pelo SAT.

Baixe a Versão de Demonstração do Sistema de Emissão de Notas Eletrônicas de Consumidor GFIL e faça um teste por 30 dias gratuitamente

Você poderá usar o Sistema GFIL por até 30 dias gratuitamente. Durante esse período você poderá usar o sistema normalmente, sem nenhum limite de cadastros ou telas, inclusive para emissão de notas eletrônicas de produção. Clique aquie veja o passo-a-passo da instalação.