Como atualizar o Sistema GFIL

Veja abaixo o passo a passo de como atualizar o Sistema GFIL

Atenção: A atualização 10.17.2 do Sistema GFIL traz uma mudança muito importante. Além da mudança de versão, também precisará ser feita a atualização/migração da versão do gerenciador de banco de dados de Firebird 2.5 para Firebird 4.0. Para mais informações clique aqui e leia o artigo sobre o procedimento de atualização versão 10.17.2.

Atenção: Antes de fazer a atualização do Sistema GFIL, faça um backup completo do sistema, incluindo os arquivos das notas eletrônicas. 

O GFIL tem atualizações constantes. Não há uma regra para a periodiocidade das novas versões que são lançadas, mas em torno de 10 novas versões são disponibilizadas a cada ano. Recomendamos efetuar o processo de atualização pelo menos uma vez a cada 30 dias. Lembrando que essa atualização é disponibilizada gratuitamente, mas é obrigatória, conforme termos de uso aceitos no registro da licença.

Para atualizar o Sistema GFIL você deve executar os seguintes passos:

  1. Execute um backup (cópia de segurança).
    Observação: o processo de atualização não vai fazer nenhuma interferência nos seus dados (cadastros, lançamentos, etc). Eles vão permanecer exatamente como estão. Esse backup você deve fazer apenas por segurança.
  2. Verifique qual a versão que você utiliza atualmente. Para ver a versão acesse o programa até chegar na tela de login (senha). Na parte superior dessa tela vai estar informada a versão. Anote-a;
  3. Acesse o menu “Novidades” e analise com muita atenção todas as mudanças implementadas no sistema nas versões posteriores àquela que você utiliza e que verificou no passo anterior. Só prossiga com o próximo passo se você tiver entendido todas as informações que estão detalhadas na última versão disponível.
    Eventualmente pode ser necessário executar algum outro procedimento antes de iniciar o processo de atualização. Se houver essa orientação nas novidades, só prossiga com a atualização após ter executado esses procedimentos;
  4. Feche o programa GFIL em seus micros (todos, inclusive estações de rede);
  5. No menu “Downloads” do nosso site e baixe o arquivo da atualização. Salve o arquivo em uma pasta qualquer e depois execute esse arquivo utilizando a opção “Executar como administrador” de seu Windows;
    Observação: a atualização também pode ser feita diretamente pelo programa GFIL, menu “Utilidades -> Atualizar a Versão do Sistema” ou pelo botão “Atualização” da página inicial do GFIL no servidor, mas é imprescindível que você execute todos os demais passos listados neste tópico de ajuda. Cabe salientar que, dependendo de algumas condições da sua máquina/internet/Windows, a atualização por esse botão pode não ser possível e você deverá baixar o instalador conforme orientado acima;
  6. Se você tiver o programa rodando em mais de uma máquina (rede), deverá primeiro atualizar o programa no servidor e depois executar a mesma atualização nas estações. Se a pasta onde o programa está instalado no servidor estiver compartilhada na rede, você só precisa atualizar o programa no servidor e depois tentar acessá-lo na estação. Aí o próprio programa copiará o novo executável do servidor para a estação.

Atualização do Sistema GFIL | Observações

A versão disponível para download será sempre a última versão e, independente de qual versão você utiliza, deverá fazer a atualização direto da versão que você tem instalada para a última, disponível no site. Porém, a análise das novidades deve ser feita minuciosamente, versão a versão, em todas as mudanças feitas nas versões posteriores àquela que você utiliza;

É preciso salientar que o programa atualizador não faz nenhuma alteração ou deleção de seus dados. Ele está preparado para reestruturar o arquivo de dados e manter todos os seus dados sem nenhuma modificação nos mesmos. Contudo, como em qualquer outro programa que você tenha dados cadastrados, sempre que se for fazer qualquer procedimento, é altamente recomendável efetuar uma cópia de segurança antes de iniciar a atualização, conforme inclusive orientação do passo 1 acima.
Repetindo: o atualizador não faz nenhuma inclusão, alteração ou deleção de dados.

Caso tenha dificuldades para fazer a atualização do Sistema GFIL conforme as orientações descritas acima, clique aqui e entre em contato para contratar nosso suporte avulso através de  acesso remoto. 

.